segunda-feira, 15 de setembro de 2008

ImaGem em CaLeidOscÓpiO mecânicO

Posted by Picasa Um caleidoscópio mecânico é aquele básico construído pela primeira vez pelo físico escocês Sir david Brewster. Em 1816 ele pesquisava a refração e a luminosidade. Por acaso (!) descobriu que unindo três faces de vidro espelhado obtinha o tetraedro, e as mandalas caleidoscópicas.
Mais info:
Brewster uniu as palavras gregas kalos (belo), eidos (imagem) e scopéo (ver): "Ver belas imagens". Brinquedo para crianças e adultos, instrumento de ótica, fonte de inspiração para os desenhistas, decoradores e bordadeiras, o Caleidoscópio provoca positivas transformações na vida de quem o manuseia. Centramento, calma, concentração e alegria são vivenciados através da expansão e contração das figuras geométricas.
A sucata colorida molda as imagens no reflexo do espelho e forma as mandalas. Elas representam a trajetória da criação do universo, em seu processo infinito de contração e expansão. O processo acontece também em nosso interior holográfico, já que a parte contém o todo. O caleidoscópio nos mostra que há um número infinito e novo de caminhos a seguir, basta que tenhamos a visão caleidoscópica da vida.


Nenhum comentário: