domingo, 18 de janeiro de 2009

As criaçÕes mais RecenTes


Nas imagens, alguns dos CaLeidOscÓpiOs criados em janeiro.
A onda agora são os tubinhos de iogurte líquido. Olha aí eles, antes de se transformarem em lindos brinquedos. Vieram para o lugar certo, pois.."lixo é uma coisa no lugar errado".. E a prática da reutilização avança. O projeto CaLeidOscÓpiO ArTe-RecicLagem está concorrendo ao edital 01/2009 do Fumproarte, a lei de incentivo às artes da prefeitura de Porto Alegre. Logo, logo, muito mais lixo estará saindo do lugar errado...
trazendo uma nova realidade a centenas de recicladores.



A VisãO CaLeidOscÓpiCa da ViDa

Eu sempre amei caleidoscópios e tenho alguns deles. Toda vez que me deparo com um momento de pouca ou nenhuma criatividade, pego um caleidoscópio e brinco com ele. Começo a girá-lo para um lado e para o outro. Observo a metamorfose das imagens. Com cada giro, eu crio algo novo com o que já estava lá. É uma grande ferramenta para ensinar a pensar criativamente.
Na vida, as coisas nem sempre são o que parecem ser, e se olharmos de diferentes ângulos, poderemos enxergar algo novo. Nós podemos também tomar pedaços e partes de várias coisas e juntá-las para construir algo original. Se pensarmos na vida como um caleidoscópio, poderemos ver a possibilidade das mudanças ao nosso redor. Na próxima vez em que você estiver emperrado em alguma coisa e não puder ver a solução, ou sentir falta de criatividade, imagine que você está olhando para um grande caleidoscópio. Comece a girar as idéias, olhando para o problema de diferentes ângulos. Traga novos conceitos e veja como eles se combinam. Continue girando as imagens mentais até encontrar um padrão de que goste e então trabalhe com ele. O pensamento caleidoscópico tem a ver com olhar para as coisas de diferentes perspectivas, juntando o velho com o novo, disposto a mudar tudo se a possibilidade se apresenta.
Com o pensamento caleidoscópico, podemos nos desvencilhar de como as coisas deveriam ser, para expandir-nos em novas realidades. Mas é importante que nesse processo você não busque uma imagem pré-definida como resultado. Abandonar o controle é o exercício.
Você pode, em sua vida, assim como girar um caleidoscópio, estar preparado para ver e aceitar qualquer nova imagem que surja, a partir das novas combinações dos elementos que já estavam lá. Esse é o princípio do pensamento caleidoscópico. Para exercitá-lo, é necessário que você se desprenda, libere os atuais conceitos cristalizados, as convicções, para encontrar uma nova resposta.

Um comentário:

OMGX Sustentavel disse...

OI Elen gostaria de poder conversar sobre uma possivel aprticipação tua num evento sustentavel em Capao da Canoa. Gostaria muito que fizeste um workshop do calieodscopio!
POr favor me mande seu contato

lethi menger
51 93536078
leticiajani@hotmail.com
omg sustentavel