domingo, 21 de junho de 2009

O CasTeLo vai reabrir...



CasteLinhO do ALTO da BrOnze é reaberto por sete artistas

Nos anos 40, um rumoroso caso de amor movimenta a capital gaúcha. Uma bela jovem e um homem casado se tornam amantes. Carlos Eurico Gomes , aficcionado por castelos, decide construir um, de arquitetura medieval e janelas em estilo gótico para aprisionar sua amada, Nilza Linck, no Alto da Bronze. Mais precisamente no cruzamento das ruas Vasco Alves e Fernando Machado.

Um escândalo para a época, ainda mais que Eurico era político do PSD e casado com Ruth Caldas, irmã do diretor do jornal Correio do Povo.

O casal morou no castelinho durante 4 anos, ao fim dos quais Nilza teria fugido. O tema virou livro em 93. O romance histórico A prisioneira do Castelinho do Alto da Bronze foi escrito pelo professor universitário, ensaísta, doutor em Sociologia pela Sorbonne, Juremir Machado da Silva.

Depois da década de 50, o local já foi boate, clube de escritores e palco para peças de teatro. Após três anos fechado, o Castelinho reabre agora como espaço de cultura e arte, pela associação de sete artistas: Alejandro Ruiz Velasco, Adriana Xaplin, Elen de Oliveira, Lena Kurtz, Lisete Bertotto, Manoel Henrique Paulo e Sandra Santos.

O Castelinho do Alto da Bronze Cultural adota como linha o desenvolvimento da cultura e da arte, dos saberes tradicionais, do respeito à diversidade, À ecologia e à integração ao Centro Histórico de Porto Alegre.

O local foi preparado para abrigar os ateliers dos sete artistas, que vão oferecer oficinas e eventos artísticos abertos à comunidade.

SAIBA O QUE VAI SER OFERECIDO

OFICINAS

Pintura, escultura, caleidoscópios, toy art, papel machê, literatura, contação de histórias, fotografia, teatro, quadrinhos, e roda de poesia.

TURISMO

Os integrantes do grupo criaram a AMACASTELO, Associação de Amigos e Artistas do Castelinho do Alto da Bronze CulturaL, que possui entre os objetivos incentivar o turismo, honrando a vocação natural do castelo, com visitas públicas guiadas e outros produtos turísticos. O Castelinho do Alto da Bronze figura na lista de Castelos do mundo.

QUANDO

A inauguração acontece sábado, 27 de junho, a partir das 16h. Recepção circense com o grupo Cia Mundo paralelo, Show com Os PoeTs & convidados abduzidos, Marisa Rotemberg, caleidoscópio gigante, exposições de arte, rifa de uma obra de cada artista residente & seus convidados, a R$5,00 cada número, sorteio às 22h.

Rua Gen. Vasco Alves 432 Esquina Fernando Machado.

CONFIRMAÇÃO DE PRESENÇA: castelinhocultural@yahoo.com

Centro Histórico

Porto Alegre

Informações: ELen de OLiveira 51 9956 0147



Inicio esta postagem com a mandala de crochê da Dona GLaci, minha mãe. É claro que uma hora dessas ela iria aderir....

Na sexta-feira eu e Adriana XaPLin fizemos a entrega oficial com foto e tudo do Grande CaLeidOs, atração caleidoscópica da inauguração do CasTeLinhO do Alto da BrOnZe CuLturaL, 27, sábado, a partir das 16h (chega lá...).

O artista Gerson marques trabalha com ferro e é o responsável pela estrutura de apoio do tubo espelhado e da ampola de óleo. Aguarde emoções psicodélicas extremas no dia 27. O Grande CaLeidOs é um modelo MagiscÓpiO, vencedor do prêmio de brinquedo mais criativo do mundo em 1990. Estará instalado no alto do castelo, no torreãO.

Lisete BertottO, Sandra SantOs, Adriana XaPLin e ELen na confraternização dionísica do dia 19 de junho no terraço do casteLo. Conjunções favoráveis, planetas alinhados...sucesso no horizonte.

O presente da natureza veio na forma desta exÓtica borboleta. Ficou conosco por muitos minutos e posou confiante para minha Leica macro.

ELen de OLiveira e Adriana XaPLin organizam o início do mutirão de limpeza do casteLo. Depois que começa, só vai...

E a gente acaba ficando a própria psicodelia...

Um dos convidados para a inauguração, Donaldo SchüLLer na noite de lançamento de Fronteiras e Confrontos, livro que compila as informações trazidas pelos conferencistas de 2008 do Curso de Altos Estudos fronteiras do Pensamento.

E aqui, clica no play e assiste ao vídeo da entrada do castelinho.
video

Nenhum comentário: