domingo, 28 de dezembro de 2008

Cinema CaLeidOscÓpicO


Nilton Silva e o Rodrigo De Marte investigam as possibilidades estéticas dos CaLeidOscÓpiOs em uma tarde ensolarada na redação da TVE.

Niltinho maravilhado com a possibilidade de multiplicação das imagens.

Criador de TV, Rodrigo se encarrega de produzir imagens animadas com a câmara digital. Cinema CaLeidOscÓpicO.

O resultado, sempre um deleite sensorial, de mágica geométrica e psicodelia.

O caLeidOscÓpiO foi inventado em 1816 pelo físico escocês Sir David Brewster (www.brewstersociety.com). De la pra cá, milhares de artistas aprimoraram a arte a partir do primeiro modelo. Um deles é o de óleo, no qual as mandalas formadas pelas pecinhas coloridas adquirem movimento. Abrem e fecham, demonstrando, como na sabedoria tibetana, a expansão (e contração) do universo. E, claro, a impermanência de tudo o que existe por aqui, e a necessidade de desapego.

Um 2009 marcado por realizações positivas e o desenvolvimento da compaixão por todos os seres são meus desejos aos amigos, aos quais ofereço também esta imagem da minha gata TrUFa PreTa. Faz parte da linhagem do gato Bom-Bom, salvo de morrer no lixo junto com os irmãos em 2004 (mais uma prova de que lixo é SÓ uma coisa no lugar errado...). Emolduro meus desejos com a imagem da árvore de natal feita com garrafas pet na Casa Brasil. Localizada na av. Voluntários da Pátria, em Porto Alegre, é mantida pela ONG Moradia Solidária com apoio da Caixa Econômica Federal.

Viver sem poluir é possível. Viva a água o ar a terra e o fogo.

Nenhum comentário: