domingo, 17 de maio de 2009

OFICINA NA ESCOLA SIMÕES LOPES NETO


Saímos às 7h30m, e quem nos levou até a escola foi o casal Sílvio e Luiza, do grupo de contação de histórias que já atua na escola Estadual de Educação Fundamental Simões Lopes Neto. A Oficina de Educação Ambiental com ênfase na reutilização de materiais para construção do brinquedo CaLeidOscÓpiO iria acontecer pela primeira vez na escola.

Levando o cartaz criado pela colaboradora artista plástica e educadora ambiental Flávia Mancio, eu, Renata Savian e Heloísa Ratier fomos recebidas pelas equipe da escola: a diretora Nilva Fraga, as vices Vera e Leila, a orientdora Horinha Schaun e a professora da turma, Alessandra Rosa.

Os alunos ja haviam feito trabalhos em sala de aula sobre o caleidoscópio. Já sabiam da história, e do inventor, Sir. David Brewster. Eles estavam maravilhados com a possibilidade de construí-lo.

Antes da sensibilização ambiental, a sensibilização corporal com a preparadora física Renata Savian.

A brincadeira era para que gravássemos o nome de cada um dos participantes, alunos e mães.

Depois, a sensibilização ambiental. Mostramos as razões planetárias para separar individualmente o lixo, e as consequências geradas pelos maus hábitos. A placa de lixo (plástico) de 10 metros de altura existente hoje no oceano, do tamanho dos EEUU, e os animais que comem as tampinhas e morrem.




O lixo não será mais o mesmo para estas 25 crianças, que aprenderam que LixO é uma cOisa nO LUgar errado.

Na próxima etapa, os professores receberão a mesma oficina, para multiplicar entre os alunos das outras turmas.

2 comentários:

Unknown disse...

Uso desse espaço para agradecer a Helen e sua equipe, pela manhã inesquecível, que proporcionou a mim Andrea e ao meu filho Gustavo. Queria que vcs soubessem, que plantaram em nós uma semente nova e que já está germinando, pois o Gustavo já está reunindo a turma do condomínio que moramos e mostrando que o lixo não é tão lixo assim e quer ensinar a todos como construir um caleidoscópio. Mais uma vez muito obrigado. Andrea tondin e Gustavo Giglio(aluno da Escola Simões Lopes Neto- 3°série-Professora Alessandra)

Anônimo disse...

Elen vim aqui catar suas preciosidades e já estou seguindo o blog. Quero, amanhã, quando minha filha estiver acordada, trazê-la aqui para ver suas imagens, falar sobre os alertas ecológicos que vc, tão bem, ilustra. E, assim, ficamos mais próximas e mais conectadas na realidade do planeta. Reciclar atitudes é tudo! Um beijão,
Saiô