domingo, 19 de abril de 2009

PassO-a-PassO. Pra vOcê mOntar o Seu.


Segue as instruções abaixO, e mOnta o teu prÓpriO CaLeidOscÓpiO. DepOis, ensina uma criança. Ou um idoso, como a dona Jandira. Ela aprendeu como se faz e já vai passar a técnica para a bisneta.

POdes usar qualquer tubo. Como esse, de papel toalha, ou emendar dois de papel higiênico, ou ainda copinhos de iogurte...depois de emendá-los, faça um furo na parte de baixo do copo que ficou em cima, por onde você vai visualizar as belezas caleidoscópicas.

Para usar tubos de plástico, garrafinhas de refrigerante ou tubos de detergente você terá que recortar dois tubos ao meio - para retirar o gargalo e emendá-los.

Latas de achocolatado...

Você vai pegar três tiras de espelhos de +ou- 2cm da largura x a altura do tubo que vai usar. Se o tubo tiver 20 cm, o espelho terá 18cm de comprimento. Os dois cm que sobram vão ser usados para fazer a caixinha onde ficam as partículas coloridas. Limpe as faces espelhadas com álcool. Elas têm que estar sem nenhuma poeira ou mancha.

Se quiser use luvas pra proteger as mãos de cortes.

Vire as faces de costas, e pregue-as com fita crepe. É melhor do que durex. deixe um espaço de 3mm entre uma face e outra, para facilitar a dobra.

Adistância deve ser a mesma nas duas extremidades do espelho. Caso escorregue, refaça tudo.

A fita pode ser um pouco mais curta do que os espelhos.

Una todas as partes, enrolando as faces dos espelhos uma a uma, como uma onda.

Observe que cada face é encaixada exatamente por trás da face seguinte. Isso é um pulo-do-gato que eu passo pra você.

Com um pedaço de fita crepe menor, cubra as extremidades do triângulo, e faça os ajustes finais com a fita,para que os espelhos fiquem titalmente cobertos. É uma questão de segurança.

Corte uma tira de plástico-bolha de cerca de 5 cm de largura, e enrole na extremidade que vai ficar na parte de cima do tubo - por onde vc vai olhar as imagens do caleidoscópio.

Depois de encaixar o triângulo, vire o tubo de cabeça para baixo.

Com ajuda de um pincel comprido ou um alito forte, começe a forrar ao redor do triângulo. Reaproveite sacolinhas de supermercado. Elas são os último produto na cadeia do petróleo. As usinas de reciclagem tem montanhas delas, é uma praga.

Preencha o espaço até a altura do espelho. Note que sobrou cerca de 2cm entre o espelho e a borda. Esse é o espaço para a caixinha de joias...


Para fazer o fundo da caixinha e impedir que as pecinhas caiam no seu olho quando virar o tubo, recorte um disco de acetato transparente (podem ser outros plásticos também ou até um pedaço de vidro, a exigência é que seja transparente).



Passe cola quente no enchimento em torno do espelho (cuidado para não cair dentro do triângulo nem deixar fios de cola sobre ele) e aplique o acetato.

Pronta a caixinha de joias, é o momento mais feliz do processo de construção. Veja o que você quer colocar nela, e comece a viagem. Neste, colocamos pimenta, florzinhas secas, e até asa de borboleta. Vale também apel crepom, canudo de refrigerante, pedaços de plástico.

Detalhe: escolha peças que tenham cor, alguma transparência e texturas variadas. Varie entre peças retas e recortadas, para dar riqueza às formas que o seu brinquedo vai formar.

O caleidoscópio mostra que há um infinito número de caminhos a seguir...

Basta que tenhamos a visão caleidoscópica da vida.

Podemos, assim como no brinquedo, reorganizar a aparente dispersão de nossa vida atual, em uma nova realidade, e com os mesmos elementos que estavam lá.

Veja as imagens étnicas da asa de borboleta laranja!

6 comentários:

' disse...

MUITOO BOM ... GOSTEI .. VÔ FAZER VÔ FAZER!! uhUh

Anônimo disse...

muito legal vou tentar fazer um !!!!

Anônimo disse...

Eu sempre queria fazer um. A primeira vez que vi um foi com a minha professora Lucir Rodrigues.

Anônimo disse...

Uhul!
consegui fazer um..;
Fiko mto massa!!
vlw!

SCHOSSLER disse...

muito boa a explicação, queria ter visto antes de minha irmão comprar um... e fica a dica de presente de natal e aniversários... criativo, simples e divertido.

SCHOSSLER disse...
Este comentário foi removido pelo autor.